Recomendações para Problemas Odontológicos baseadas em evidências

Pontos principais recomendados: Shenmen, mandíbula e maxilar (ATM), San Jiao.

Outros pontos usados nos estudos: Tronco Cerebral, Concha Cimba, Fígado, Baço, Subcórtex, Occipital, Boca, Intestino Grosso, Estômago, Rim, Simpático.

Comentários:  Pela MTC, o ponto shenmen é utilizado para acalmar o shen (a mente), além de servir como ponto de analgesia e antiinflamatório. O ponto subcórtex e san jiao localizam-se em uma região auricular que, quando estimulada, auxilia nas ações regulatórias sobre a atividade neuro- vegetativa e na conectividade do sistema límbico, modulando a resposta emocional. O ponto occipital e maxíla (inferior e superior – ATM) são pontos que estão localizados em áreas auriculares que promovem a analgesia por meio da ativação da via inibitória descendente. O ponto boca é também um ponto da reflexologia que está sobre inervação vagal, e auxilia na modulação inflamatória. Os pontos estômago e intestino grosso foram escolhidos de acordo com a MTC, pelos seus trajetos de canais de acupuntura no corpo, passando respectivamente pela maxila inferior e superior.

Tempo de tratamento nos estudos: 5 semanas a 3 meses.

Artigos selecionados: 4 ensaios clínicos randomizados.

Versão Impressa

 

Relatório completo da recomendação

Esta recomendação se insere em um projeto de produção de recomendações em auriculoterapia baseadas em evidências para condições comuns na atenção primária à saúde (APS). Tais recomendações complementam os materiais didáticos do curso de auriculoterapia ofertado aos profissionais de nível superior da APS de todo o Brasil produzidos pela UFSC, por iniciativa e financiamento do Ministério da Saúde (vide https://auriculoterapiasus.ufsc.br/). Elas foram concebidas e estruturadas para serem usadas pelos profissionais egressos do referido curso, como um recurso adicional a ser rapidamente consultado na prática assistencial, na sua versão mais sintética. Propõem conjuntos de pontos auriculares já testados e investigados, sobretudo em ensaios clínicos, voltados para problemas de alta relevância e prevalência na APS.

Baixar relatório