Recomendações para Alcoolismo baseadas em evidências

Pontos principais recomendados: Shenmen, Pulmão, Simpático, Fígado e Rim.

Outros pontos usados nos estudos: Baço, Subcórtex, Coração e Estômago.

Comentários:  O protocolo NADA (indicado nos pontos principais) é recomendado como adjuvante no tratamento em casos de adicção. Pela medicina chinesa, o Shenmen é utilizado para a acalmar o Shen (a mente) e os pontos: Pulmão, Fígado e Rim auxiliam no fortalecimento do qi dos órgãos e nos aspectos emocionais associados a cada um dos movimentos relacionados, sendo de grande importância, sobretudo, o ponto do Fígado para o tratamento da irritabilidade e sintomas de abstinência. Esses pontos estão localizados em regiões auriculares que modulam o sistema límbico e que estão associadas à liberação de peptídeos opioides e monoaminas, promovendo sensação de bem-estar, podendo assim, estar relacionados com a redução da ansiedade, da abstinênca e do desejo de ingerir bebidas alcóolicas.

Tempo de tratamento nos estudos: Tempo mínimo de 4 semanas, podendo aumentar o período de acordo com a necessidade.

Artigos selecionados: Apesar de nenhum artigo ter sido selecionado de acordo com a metodologia aplicada, os autores selecionaram artigos do tema que utilizaram outras técnicas auriculares como agulha sem retenção, laser, eletroestimulação, etc; como parâmetro para o tratamento.

Versão Impressa

 

Relatório completo da recomendação

Esta recomendação se insere em um projeto de produção de recomendações em auriculoterapia baseadas em evidências para condições comuns na atenção primária à saúde (APS). Tais recomendações complementam os materiais didáticos do curso de auriculoterapia ofertado aos profissionais de nível superior da APS de todo o Brasil produzidos pela UFSC, por iniciativa e financiamento do Ministério da Saúde (vide https://auriculoterapiasus.ufsc.br/). Elas foram concebidas e estruturadas para serem usadas pelos profissionais egressos do referido curso, como um recurso adicional a ser rapidamente consultado na prática assistencial, na sua versão mais sintética. Propõem conjuntos de pontos auriculares já testados e investigados, sobretudo em ensaios clínicos, voltados para problemas de alta relevância e prevalência na APS.

Baixar relatório