Recomendações para Dores Crônicas baseadas em evidências
Pontos principais recomendados: Shenmen e pontos relacionados ao local da dor.
Outros pontos usados nos estudos: Simpático, subcórtex, pontos da MTC, giro cingulado anterior (Visão1), tálamo, ômega-2*, ponto zero, ponto do pedúnculo cerebelar (Tronco cerebral), ponto de formação cerebelar (Hipófise) e pontos dos núcleos vestibulares (Ouvido interno) e analgesia*.
Comentários: O shenmen é um ponto da MTC utilizado para acalmar o shen (a mente) e bastante útil para analgesia, além de servir como ponto antiin- flamatório. Os pontos relacionados com o local da dor pertencem a reflexo- logia, têm como objetivo reduzir a dor. O subcórtex, simpático e tálamo são pontos de ação neurológica que podem auxiliar no controle das respostas autonômicas disfuncionais nos casos de dor crônica, assim como os pontos franceses giro cingulado, zero, pedúnculo cerebelar, formação cere- belar e núcleos vestibulares. O ponto analgesia é um ponto funcional da reflexologia que tem como objetivo reduzir a dor. Pela MTC, foram escolhi- dos pontos do sistema zang/fu conforme a desarmonia de cada paciente, objetivando regular essas funções, que age direto nos tecidos e nas emoções.
Tempo de tratamento nos estudos: 4 a 10 semanas.
Artigos selecionados: 16 ensaios clínicos randomizados e 6 revisões sistemáticas.
Relatório completo da recomendação
Esta recomendação se insere em um projeto de produção de recomendações em auriculoterapia baseadas em evidências para condições comuns na atenção primária à saúde (APS). Tais recomendações complementam os materiais didáticos do curso de auriculoterapia ofertado aos profissionais de nível superior da APS de todo o Brasil produzidos pela UFSC, por iniciativa e financiamento do Ministério da Saúde (vide https://auriculoterapiasus.ufsc.br/). Elas foram concebidas e estruturadas para serem usadas pelos profissionais egressos do referido curso, como um recurso adicional a ser rapidamente consultado na prática assistencial, na sua versão mais sintética. Propõem conjuntos de pontos auriculares já testados e investigados, sobretudo em ensaios clínicos, voltados para problemas de alta relevância e prevalência na APS.